quarta-feira, 30 de novembro de 2011

MEC apresentará currículo escolar nacional em dezembro de 2012

O Ministério da Educação (MEC) irá finalizar no ano que vem a elaboração de um currículo nacional para a educação infantil e o ensino fundamental. A apresentação do texto final deve ser feita em dezembro de 2012. A previsão foi feita pela secretária de Educação Básica, Maria Pilar do Lacerda, durante o seminário Diretrizes Curriculares e Expectativas de Aprendizagem, realizado nesta segunda-feira, pela Fundação Itaú-Social em São Paulo.
A elaboração do currículo nacional será baseada nas Diretrizes Curriculares Nacionais – aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologadas pelo ministro da Educação Fernando Haddad. “As diretrizes são amplas e não apontam o que a criança deve aprender de uma forma mais diretiva”, diz Pilar.

Começam as Festividades de Aniversário e Emancipação Política de Santa Cruz.


Hoje dia, 30, é feriado municipal. Começa a programação de Emancipação Política e Aniversário da Cidade. O dia será marcado com uma manhã de lazer na Vila de Todos. Corrida Rústica à tarde com chegada na Pça. Pres. Vargas. Feira de Saúde também na Vila e o Dia da Terra de Santa Cruz no IFRN às 16 horas.
No dia primeiro de dezembro começa a Mostra de Meio Ambiente na Escola Municipal Miguel Lula de Farias até o dia 02. A Secretaria de Saúde também estará marcando o dia primeiro, dia mundial de combate a Aids, com uma campanha de esclarecimento ao lado da Prefeitura Municipal.

domingo, 27 de novembro de 2011

Hoje foi dia de participação de um Seminário na UVA sobre Paulo Freire


Em pleno domingo dia 27 de novembro, os alunos da UVA – Universidade Vale do Acaraú  apresentaram um Seminário Temático,  sobre O Legado de Paulo Freire sob Orientação do meu amigo o Professor Rafael Pereira. Para dá continuidade ao trabalho acadêmico fui convidada como professora da UVA, juntamente com a Secretária de Educação Graça Crisanto para compor a mesa redonda para fazer uma apresentação e inferências.
Para dá início os trabalhos a Secretária Graça, fez uma explanação sobre a EJA na Rede Municipal de Santa Cruz. Em seguida foi a minha vez de considerar sobre A concepção de Paulo Freire e sua trajetória, partindo da idéia que este grande educador foi um grande ser humano parecido com todos nós que sonhamos por uma educação de qualidade.

sábado, 26 de novembro de 2011

Que tipo de motivação os professores podem procurar na sua missão?

O Brasil precisa de Professores de Alta Performance para alçar a Educação do vergonhoso 53º lugar entre os 65 países rankeados  pelo Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), de 2010, para o lugar que o país, pelo seu PIB, merece - por estar em 8º lugar entre todos os países do mundo, conforme o Fundo Monetário  Internacional.
Alta Performance é uma diretriz de vida que eu desenvolvi para qualificar e quantificar o desempenho pessoal ou de equipe em qualquer atividade: fazer o melhor possível; pensar o melhor possível e avaliar comparativamente os resultados. 

MEC vai recorrer da decisão que permite ingresso de menores de 6 anos na escola

O Ministério da Educação (MEC) vai recorrer da decisão da Justiça Federal que suspendeu uma resolução que impedia a matrícula de crianças menores de 6 anos no ensino fundamental. Pela regra, estabelecida em 2010 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão vinculado à pasta, o aluno precisa ter 6 anos completos até 31 de março do ano letivo para ser matriculado no 1° ano do ensino fundamental - caso contrário deverá permanecer na educação infantil.
Segundo o CNE, o objetivo da medida é organizar o ingresso dos alunos no ensino fundamental, já que até então cada rede de ensino fixava uma regra diferente.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Justiça Federal derruba idade mínima de 6 anos para entrar na escola

A Justiça Federal em Pernambuco determinou a suspensão de resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que impedia a matrícula de crianças menores de seis anos no ensino fundamental. O pedido, em caráter liminar, foi feito pelo Ministério Público Federal no estado. Ação semelhante também foi proposta nesta semana pelo Ministério Público Federal do Distrito Federal.
Segundo o parecer do CNE, aprovado em 2010, o aluno precisa ter seis anos completos até 31 de março do ano letivo para ser matriculado no 1° ano do ensino fundamental - caso contrário deverá permanecer na educação infantil.

Rede municipal de ensino aprova 14 alunos no ProITEC-IFRN

DSC_4697O Governo Municipal de Santa Cruz, através do Projeto Cidadão do Amanhã e da Secretaria de Educação em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias – IFRN/Campus Santa Cruz, divulgou a lista de alunos da rede municipal de ensino aprovados no Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC).
Os 14 novos alunos do IFRN, fazem parte do cursinho preparatório oferecido pelo Governo Municipal aos alunos da rede de ensino municipal de Santa Cruz, o “Preparatório 2011 – ProITEC”.
A relação de aprovados foi divulgado no ultimo dia 1º de novembro, pela comissão do IFRN, que elogiou bastante o desempenho dos alunos das escolas municipais da cidade.

Polo de Santa Cruz promove democratização do ensino

Sem dúvida essa foi uma grande lição de vida para mim, pessoalmente e profissionalmente, principalmente porque me deparei com um grande ser humano. Ana Maria tá demonstrando a força que temos no nosso interior, a determinação e sua lutar de vencer. Os obstáculos não a desanimaram e ela conseguiu através de uma produção suscinta sob sua orientação mostrar a importância da afetividade no contexto escolar. Parabéns a Universidade Vale do Acaraú que nesta ação foi até o seu aluno, fazendo exercer seu direito ao conhecimento.
Agradeço a oportunidade de compor essa banca juntamente com o senhor e a prof. Mdsa Vitória.
Recordo-me Graciliano Ramos" Fica sempre o perfume nas mãos de quem oferece rosas"
.

As sete verdades do bambu

Depois de uma grande tempestade, o menino que estava passando férias na casa do seu avô, o chamou para a varanda e falou:
 Vovô corre aqui! Explica-me como essa figueira, árvore frondosa e imensa, que precisava de quatro homens para balançar seu tronco se quebrou, caiu com o vento e com a chuva… este bambu é tão fraco e continua de pé?
Filho, o bambu permanece em pé porque teve a humildade de se curvar na hora da tempestade. A figueira quis enfrentar o vento. O bambu nos ensina sete coisas. Se você tiver a grandeza e a humildade dele, vai experimentar o triunfo da paz em seu coração.