É muito comum crianças e adolescentes terem dificuldades para entrar no ritmo escolar após passar as longas férias de verão distante do ambiente escolar, seja em casa ou viajando. Mas saiba que, mais do que possível, é muito importante que seu filho comece o ano bem motivado.
O primeiro passo é tranquilizá-lo, já que um novo ano costuma ser a causa de muita ansiedade.
"Os amigos serão os mesmos? E se forem novos colegas, eles vão gostar de mim? Quem serão os novos professores? Será que vou gostar das matérias da nova série?". Essas e outras perguntas estão na cabeça da molecada quando chega a hora de voltar para a escola. O primeiro passo é tranquilizá-lo, já que um novo ano costuma ser a causa de muita ansiedade.
Cabe também a você, como pai, se avaliar. "Será que não sou eu mesmo a causa de grande parte da ansiedade de meu filho?". Muitas vezes não acreditamos que na escola nosso filho terá a mesma atenção e carinho que recebe em casa. Tente se tranquilizar. "A escola é o melhor lugar para seu filho estar. Lá, ele conquista independência e autonomia", garante a pedagoga Rita Arruda, da Escola Árvore da Vida, em São Paulo.
Confira abaixo nove dicas que você pode aproveitar para o seu filho voltar às aulas com gás total!
Para ler, clique nos itens abaixo:
- Organizar o material escolar e a mochila
- Arrumar o local de estudo
- Retomar o que a criança mais gosta na escola
- Compartilhar suas próprias experiências
- Se a escola for nova, ajudar na readaptação
- Buscar orientação com profissionais da escola
- Voltar à rotina gradualmente
- Jogos e atividades de integração
- Criar uma rotina
- Educar Para Crescer
Nenhum comentário:
Postar um comentário