sábado, 25 de fevereiro de 2012

Semana pedagógica: Oficinas com o professor Rafael Pereira

Pauta do dia 28.02.12

Ø  Acolhida e dinâmica de abertura;
Ø  Reflexão sobre a construção da leitura e escrita na educação infantil;
Ø  Intervalo para lanche;
Ø  Praticando a contação de história como eixo norteador para o ensino infantil;
·         Conhecendo e explorando a contação de leitura em diversos livros em grupos;
·         Apresentação de historias para o grande grupo.
Ø  Agradecimentos.

Pauta do dia 29.02.12

Ø  Dinâmica de acolhida;
Ø  Exposição da importância da contação de historia no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil;
Ø  Intervalo para o lanche;
Ø  Construção do teatro animado;
Ø  Apresentação das historias teatrais construídas;
Ø  Momento facultado para as explanações finais; e
Ø  Agradecimentos.

Era uma vez..... Uma linda menina que usava um capuz vermelho e adora sua vovozinha.
Certo dia sua mamãe pediu-lhe para deixar doce para a vovozinha que morava no outro lado da floresta....

Garanto que você sabe contar e cantar essa história... Imagine nossas crianças o quanto elas usam e abusam da imaginação para dar vida a tal e historia e se ver nela.
Então, continue conte e cante...
E foram felizes para sempre!

 

Prefeitura Mun. de Santa Cruz
Secretaria Municipal de Educação – SEME

Oficineiro Prof. Rafael Pereira de Oliveira

Oficina pedagógica
A leitura e a escrita na educação infantil com ênfase na contação de história

 É preciso alimentar a imaginação de nossos alunos, compartilhar leituras com eles e oferece-lhes experiências. (Baldi)

Santa Cruz – RN
2012

A contação de histórias se faz necessário e indispensável para o mundo imaginário da criança, possibilitando-a a se projetar no fantástico, no maravilhoso, se vislumbrando como sendo herói ou heroína, demonstrando interesse especial pelas histórias ouvidas. E isso se estabelece por que o contar histórias é muito importante na criação de imagens e de mundos.


 Alguns estudos já demonstram a importância que a contação de histórias desempenham nos processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem humana. É por meio da contação de histórias e das leituras que as crianças lêem e reproduzem para os colegas que se podem sentir importantes emoções
Levar o faz de conta até as crianças é sustentar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a muitas perguntas, é encontrar idéias para solucionar questões, é uma possibilidade de descobrir o mundo intenso de conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos através dos problemas que de acordo com as possibilidades vão sendo enfrentados e resolvidos pelos personagens de cada história.

Neste sentido direcionaremos uma vasta discussão para refletirmos sobre a importância da contação de história da educação infantil, como eixo norteador do processo ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário