Tema: Adaptação - Integração
Tempo de duração: Mês de fevereiro
Justificativa: O início das aulas é um momento que mistura alegria, tristeza, ansiedade,
novidade e choro. Justamente por se tratar de algo novo para a criança requer um período
de adaptação, especialmente para as que estão indo para escola pela primeira vez. A fase
de adaptação pode durar alguns minutinhos, horas, dias e até meses... depende da criança.
Cabe a escola realizar a acolhida das crianças e que a adaptação ao novo espaço seja da
melhor forma possível.
Objetivos
-Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e espontaneidade.
-Propor atividades que colaborem para a aproximação entre os colegas, ou entre eles e
crianças novas;
-Colaborar para que as crianças sintam prazer em estar na escola;
-Fortalecer o vínculo afetivo e um diálogo aberto;
-Elaborar os combinados, de acordo com a necessidade do grupo;
-Proporcionar atividades que contribuam para a livre expressão: falada, gesticulada,
cantada ou através de desenhos.
-Verificar as fases de escrita dos alunos.
Conteúdos
Português
§ Conversas, relatos de vivências, narração;
§ Nomes dos colegas, da professora e dos funcionários.
§ Crachá e cartaz com lista de nomes;
§ Alfabeto;
§ Histórias infantis;
§ Sondagem da escrita.
Matemática
§ Contagem oral;
§ Jogos;
§ Leitura de calendário.
§ Situações-problemas.
História e Geografia
§ Regras de convivência.
§ Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.
§ A história de vida do aluno.
Tempo de duração: Mês de fevereiro
Justificativa: O início das aulas é um momento que mistura alegria, tristeza, ansiedade,
novidade e choro. Justamente por se tratar de algo novo para a criança requer um período
de adaptação, especialmente para as que estão indo para escola pela primeira vez. A fase
de adaptação pode durar alguns minutinhos, horas, dias e até meses... depende da criança.
Cabe a escola realizar a acolhida das crianças e que a adaptação ao novo espaço seja da
melhor forma possível.
Objetivos
-Facilitar o entrosamento, despertar a cordialidade e espontaneidade.
-Propor atividades que colaborem para a aproximação entre os colegas, ou entre eles e
crianças novas;
-Colaborar para que as crianças sintam prazer em estar na escola;
-Fortalecer o vínculo afetivo e um diálogo aberto;
-Elaborar os combinados, de acordo com a necessidade do grupo;
-Proporcionar atividades que contribuam para a livre expressão: falada, gesticulada,
cantada ou através de desenhos.
-Verificar as fases de escrita dos alunos.
Conteúdos
Português
§ Conversas, relatos de vivências, narração;
§ Nomes dos colegas, da professora e dos funcionários.
§ Crachá e cartaz com lista de nomes;
§ Alfabeto;
§ Histórias infantis;
§ Sondagem da escrita.
Matemática
§ Contagem oral;
§ Jogos;
§ Leitura de calendário.
§ Situações-problemas.
História e Geografia
§ Regras de convivência.
§ Observação dos diferentes ambientes do espaço escolar.
§ A história de vida do aluno.
Ciências:
§ Higiene e saúde
Artes:
§ Pintura;
§ Recorte e colagem;
§ Dramatizações;
§ Músicas diversas.
Educação Física:
§ Roda cantada;
§ Brincadeiras e jogos.
Desenvolvimento:
· Acolhida: Receber as crianças com carinho e alegria;
· Apresentações e dinâmicas de grupo;
· Atividades para conhecer os alunos: Quem sou eu?
· Passeio pela escola para conhecer as dependências e os funcionários;
· Atividades sobre valores e regras na escola;
· Brincadeiras e jogos;
· Trabalhos com músicas (fazer interpretações de forma oral, gestos, escrita e desenhos);
· Atividades orais (roda da conversa) onde os alunos poderão expressar suas expectativas
quanto a escola, suas emoções, seus sentimentos;
· Atividades com nomes (crachás) e alfabeto;
· Sondagem da escrita;
· Situações-problemas (quantos alunos faltaram, quantos meninos são etc)
Culminância
Realizar uma gincana de brincadeiras objetivando que o importante é que todos se divirtam
· Atividades com nomes (crachás) e alfabeto;
· Sondagem da escrita;
· Situações-problemas (quantos alunos faltaram, quantos meninos são etc)
Culminância
Realizar uma gincana de brincadeiras objetivando que o importante é que todos se divirtam
(corrida do saco, pula corda, cobra-cega, corrida da batata, show de calouros, dança das cadeiras).
Avaliação
Observação e registro do professor quanto ao envolvimento, interesse e participação dos alunos.
Avaliação
Observação e registro do professor quanto ao envolvimento, interesse e participação dos alunos.
Algumas Dinâmicas para a primeira semana de aula:Através de brincadeiras podemos
conhecer melhor cada aluno.
Fonte: http://orientarpedagogos.blogspot.com/2012/01/projeto-inicio-das-aulas-dinamicas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário