A Plataforma Freire, criada pelo Ministério da Educação, é a porta de entrada dos professores da educação básica pública, no exercício do magistério, nas instituições públicas de ensino superior. Ao mesmo tempo em que coloca em prática o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, a plataforma homenageia o educador brasileiro Paulo Freire.
É na Plataforma Freire que os professores vão escolher as licenciaturas que desejam cursar, fazer inscrição, cadastrar e atualizar seus currículos. Construída para ser uma ferramenta de fácil acesso do professor, ela também é informativa.
Para o ano de 2012 , foram inscritos e selecionados38 professores, sendo eles do Projeto Cidadão do Amanhã, PETI e Rede Municipal de Ensino. Esses professores/ candidatos terão que ir ao pólo no qual se inscreveram nos dias 22 e 23 de março para fazer o processo seletivo de ingresso no curso.
Cada curso oferece entre 40 e 50 vagas e concorrem professores de todo o estado, onde a Plataforma Freire é oferecida. O projeto é desenvolvido em parceria com o Ministério da Educação e serve para formar professores com licenciaturas em sua área de atuação.
Após a seleção, os professores iniciarão a formação ou seja uma graduação devidamente reconhecida pelo Mec, oferecida pela UFRN, dura em média quatro anos. Anualmente o projeto abre vagas para suprir a carência de formação em graduação ou pós-graduação para os professores já em sala de aula e o maior beneficiado é o aluno e a própria rede onde o docente desempenha suas atividades.
Em Santa Cruz a Plataforma Freire faz parte das prioridades no tocante a formação pelo governo Municipal e Secretaria de Educação e tem como Articuladora Municipal a Professora Adelma Barbosa da Costa que encaminhou todo o planejamento e execução das ações na Rede Municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário