sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A família como sistema social responsável pela educação das crianças na escola.


A família pode ser considerada um sistema social responsável pela transmissão de valores, crenças, idéias e significados que estão presentes na sociedade e nós somos frutos  de uma família seja ela organizada ou não, nos padrões pré-estabelecidos de organização por exemplo: pai, mãe, filhos ou avó, avô, netos entre outros.
A família é nossa primeira escola, e nas interações é que aprendemos sempre. A escola e a família juntas contribuem significativamente para o desenvolvimento da pessoa.

A sociedade atual tem exigido das pessoas que corram para atingir objetivos materiais, muitos pais não tem tempo ou ligam para os filhos, o que acabam transferindo as responsabilidades para outras pessoas e sem dúvida, isso não é bom, pois quando as crianças vão crescendo distante desse elo afetivo terminam por apresentarem problemas de comportamento, de aprendizagem, falta de maturidade entre outros.
Os pais, a famílias exercem grande influência na vida dos nossos alunos sejam eles crianças, adolescentes e até mesmo adultos.
“A família como instituição social, apesar dos conflitos é a única que engloba o indivíduo em toda a sua história de vida pessoal”. (PRADO, 1981, p. 09).
Assim mesmo que existam conflitos entre os membros da família, o simples estar junto, se perdoar, cuidar, contribuir para que o ser humano se desenvolva com segurança tendo uma referência, pois com afetividade se aprende a viver junto, conviver, trocar idéias, interagir e construir opiniões.
Os pais sejam eles biológicos ou os que criam tem papel fundamental no comportamento dos filhos, e favorecem que os mesmos tenham condições de aprender. Para o psiquiatra Augusto Cury:

Exemplos simples da vida cotidiana ilustram o envolvimento dos pais: ler para a criança e ouvir sua leitura quando ela solicita; promover e compartilhar atividades de lazer, passeios e férias: assistir à TV junto com a criança e estimular a conversação sobre o que é visto: dá supervisão e sugestão relativamente ao trabalho escolar; perguntar sobre a escola; monitorar as saídas companhias e amizades. (CURY, 2003, p. 22).


Os pais devem estar atentos, e também devem sentir prazer em estar com os filhos, assim a amizade e companheirismo vão acontecendo naturalmente. Por isso é que a família é sem dúvida a primeira educadora, e esse envolvimento vai fazendo com que a criança/adolescente adquira autoconfiança. Por exemplo, quando uma mãe ou um pai mesmo não sabendo ler estimula, o filho pedindo para que leia ou mostre a atividade, esse comportamento será maravilhoso para o aprendizado daquele adolescente, daquela criança.

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